-->
Mostrando postagens com marcador energia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador energia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tummo - O Fogo Interior

"Tummo é a sabedoria do fogo. Esta prática combina exercício físico, retenção da respiração, respiração de uma forma especial e visualizações. Através da combinação destes três elementos podemos gerar um fogo interno que queima todos os bloqueios e obstáculos passados, presentes e futuros. Quantos menos bloqueios tivermos, mais abertos somos. Continuamos a abrir cada vez mais até que a determinada altura somos infinitos. O nosso coração, a nossa energia, o nosso amor— tornam-se infinitos. E para atingirmos este estado de plenitude e abertura utilizamos a sabedoria do fogo interior."

terça-feira, 12 de maio de 2009

Incensos


Desde tempos remotos, os incensos são usados por diversas culturas e civilizações para agradar os deuses nos rituais, casamentos e encantamentos. Os incensos feitos de resinas naturais têm uso terapêutico no preparo de medicamentos e para espantar maus espíritos que podem causar perda energética quando a pessoa está com algum tipo de desordem. Sua função básica é expandir o campo energético espiritual da pessoa sintonizando-a com a energia solar que é a uma das cinco fontes que nos permite viver nesse planeta. Também são usados para alcançar o sagrado, depurar o corpo, limpar a alma abrindo seus canais psíquicos e alinhar seu conteúdo. É dito que lançam luz sobre o que está oculto e age sobre o inconsciente limpando a psicobiosfera local. Também se diz que promovem a sabedoria pessoal, melhora a concentração, purifica a energia pessoal e facilita a meditação.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

'Tequinfim!

'Téquinfim! Detesto esse horário de verão e até hoje não descobri prá que serve. Esse papo de economia de energia não cola porque tomo banho de manhã acendendo a luz do banheiro e de noite, com ela apagada. Ou seja. Tanto faz! Tá certo que tenho a tendência familiar de ter dores de cabeça e, às vezes, enxaqueca. Mas hoje, que é o último dia, acordei e tomei uma Neusa! E nem vem que é psicológico, não. É o relógio biológico mesmo. Muda tudo! A hora de acordar, a hora de comer, a hora de trabalhar, a hora de dormir, fora as outras horas. Se o tempo não existe então quê que tão mexendo nele?

domingo, 25 de janeiro de 2009

Qualidades da natureza da mente

"A mente é o mais sutil e recôndito aspecto da nossa condição relativa, mas não é difícil notar a sua presença. Basta observar os pensamentos e como eles nos enredam no seu fluxo. Se perguntarmos o que é a mente a resposta é o fluxo ininterrupto dos pensamentos que surgem e desaparecem. Ela tem a capacidade de julgar, de raciocinar, de imaginar, etc. dentro dos limites de espaço e tempo. Mas, além da mente, além dos pensamentos, existe o que se denomina 'natureza da mente', o estado verdadeiro da mente, além de quaisquer limitações. Como está além da mente, o que fazer para nos acercarmos de uma compreensão a seu respeito? Tomemos, por exemplo, o espelho. Olhamos no espelho e vemos refletidas as imagens de tudo o que está diante dele, mas não vemos a natureza do espelho. Mas o que significa a 'natureza do espelho'? Quer dizer a capacidade de refletir, descrita como a sua claridade, transparência, pureza, limpidez, condições indispensáveis para que os reflexos possam manifestar-se. A natureza do espelho não é algo que se veja, e a única forma de concebê-la será através das imagens refletidas no espelho. Da mesma forma, apenas conhecemos e vivenciamos o que esteja relacionado ao corpo, à voz e à mente. Contudo, é assim mesmo que somos levados a compreender a sua verdadeira natureza."

"Dzogchen: The Self-Perfected State" by Namkhai Norbu Rinpoche.
Translated from the Italian by John Shane.
Edited by Adriano Clemente.
New York: Arkana, 1989.
Available at Ligmincha's Bookstore.
Traduzido para o português por Tenzin Namdrol