-->

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Até agora.

 
O blog já vai lá para os seus, o quê? Uns quatro anos, por aí! Tenho tentado postar coisas que ajudem os que são e os que não são budistas, mesmo porque ser budista tem mais a ver com a prática diária, o fato de ser uma boa pessoa, ter um bom coração, sem distinção do que ficar horas sentado numa almofada olhando para o nada. Mas isso também é bom e necessário. Rezar alguns mantras visualizando a deidade também, do mesmo jeito que os católicos rezam um terço visualizando Nossa Senhora. Aliás, gosto muito dela!

Mas fico pensando: será que ajudei alguém nesses anos todos, ajudei de verdade, despertei pessoas para uma vida melhor? Será que fui de alguma utilidade com essa ferramenta virtual? Se valer a motivação, a intenção, então sim! E fico feliz, sossegada, apesar de saber que ainda falta muito caminho prá trilhar caso eu não venha a ser tirada repentinamente dele como algumas pessoas conhecidas e inclusive da minha própria família. Portanto, cada décimo de segundo é precioso, cada minutinho, cada pouquinho!

Hoje começa o Vesak, tempo em que comemoramos o nascimento, iluminação e parinirvana do Buda Shakyamuni. É dito que Entre os dias 01 e 15 de junho acontecerá o Saga Dawa, um período especial do ano quando nossas virtudes são multiplicadas. O dia 01 de junho é dia de lua nova e acontecerá um eclipse solar, cujo pico será por volta das 18 horas. O dia 15 é dia de lua cheia e ocorrerá um eclipse solar, cujo pico será por volta das 17 horas. Esse é um período muito auspicioso para fazermos prática.

Simplesmente ser.

Field With Ploughman - Vicent Van Gogh
Calmamente sentado, o corpo parado, a fala silenciosa, a mente em paz, deixe que os pensamentos e emoções que surgirem, irem e virem, sem se apegar a qualquer coisa.
Com o que este estado se parece? Dudjom Rinpoche costumava dizer: "Imagine um homem que chega em casa depois de um dia longo e duro nos campos e se afunda em sua cadeira favorita na frente do fogo. Ele trabalhou todos os dias e ele sabe que ele conseguiu o que queria atingir, não há nada mais para se preocupar, nada inacabado, e ele pode soltar totalmente todos os seus cuidados, preocupações e tudo o mais e, simplesmente, ser.

Quietly sitting, body still, speech silent, mind at peace, let thoughts and emotions, whatever rises, come and go, without clinging to anything.
What does this state feel like? Dudjom Rinpoche used to say: Imagine a man who comes home after a long, hard day’s work in the fields, and sinks into his favorite chair in front of the fire. He has been working all day and he knows that he has achieved what he wanted to achieve; there is nothing more to worry about, nothing left unaccomplished, and he can let go completely of all his cares and concerns, content, simply, to be.