-->

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Descobrindo o Caminho da Liberdade


"(...) é interminável o samsara, a existência cíclica. Não compreendemos que estamos vivenciando resultados que nós mesmo criamos e que nossas reações produzem mais causas, mais resultados - incessantemente. Pelo fato de termos sido nós mesmos  que armamos a emboscada em que nos encontramos, cabe a nós mudá-la. Uma pessoa que esteja com o cabelo embaraçado e oleoso e olhe num espelho não irá conseguir limpar sua imagem esfregando o espelho.
(...) Algumas pessoas pensam que o remédio para o sofrimento está nas mãos de Deus ou Buda, em algum lugar externo a elas. Mas as coisas não são assim. O próprio Buda disse a seus discípulos: "Eu lhes mostrei o caminho que leva á liberdade. Seguir por esse caminho é algo que depende de vocês."
A mente quando usada de modo positivo - para gerar compaixão, por exemplo, - é capaz de criar grandes benefícios. Pode parecer que esses benefícios vêm de Deus ou Buda, mas são simplesmente o resultado das sementes que plantamos. Embora com os ensinamentos do Buda recebamos a chave do conhecimento que nos permite transformar, pacificar e treinar nossa mente, somente nós podemos descerrar sua verdade mais profunda, expondo nossa natureza búdica e suas capacidades ilimitadas.
Nossas experiências atuais na vida são de relativa boa sorte. Muitos são os que experimentam sofrimento muito pior que o nosso. Assolados pelas dores implacáveis da guerra, doença e fome, não tem meios para mudar para mudar sua situação; parece não haver saída.
Ao contemplarmos as dificuldades em que essas pessoas se encontram, compaixão brota em nosso coração. Ganhamos inspiração para não desperdiçarmos nossas circunstâncias bem afortunadas, mas sim, usá-las para criar benefícios para nós mesmos e para os outros - benefícios que estejam além da felicidade provisória que vem e vai, além dos ciclos infindáveis do sofrimento samsárico. Somente ao revelar por inteiro a verdadeira natureza da mente - ao alcançar a iluminação - podemos encontrar felicidade duradoura e ajudar os outros a fazer o mesmo. Essa é a meta do caminho espiritual."

Chagdud Tulku Rinpoche