-->

terça-feira, 9 de agosto de 2016


"A meditação não é sobre o que está acontecendo, é sobre como você se relaciona com o que está acontecendo." - Sharon Salzberg 
As pessoas quando falam "vou meditar sobre isso" usam o verbo meditar no sentido de refletir. E assim, muitos que ainda não praticam a Meditação, pensam que Meditar é pensar, refletir sobre algo. E outros, acreditam que Meditar é pensar em nada ou sobre coisa alguma. Então, penso que ao usarmos a expressão 'meditar sobre' qualquer coisa, isso não é Meditar é refletir. Na Meditação, não fazemos uma reflexão sobre algo. Aliás, a não existência desse objeto ao qual o nosso pensamento se demore, seja ele qual for, é exatamente o exercício da Meditação. Embora, uma das consequências possíveis da prática da Meditação seja um comportamento menos reativo. E, nesse sentido , a Meditação possa estar implicada, dizendo à respeito ou ' sobre' o modo como nos relacionamos com os acontecimentos. Penso também que a Meditação não deva ser praticada visando um resultado. A Meditação tem um valor e significado em si mesma.
A Monja budista Pema Chodron (Foi aluna de Chögyam Trungpa Rinpoche) no seu livro "Quando Tudo Se Desfaz", diz: “É bom lembrar sempre que meditar relaciona-se com abrir e relaxar, surja o que surgir, sem selecionar ou escolher. Definitivamente, não significa reprimir nada e também não tem a finalidade de estimular o apego. Allen Ginsberg usa a expressão “mente surpresa”. Você senta e — opa! — surge uma surpresa bem desagradável. Tudo bem. Que seja assim. Não devemos rejeitar esse aspecto, mas compassivamente reconhecê-lo como “pensando” e deixar que ele vá. Então — opa! — aparece uma surpresa muito agradável. Tudo bem. Que seja assim. Mais uma vez, não devemos nos apegar a esse aspecto, mas compassivamente reconhecê-lo como “pensando” e deixar que ele vá. Percebemos que essas surpresas não têm fim. Milarepa, yogue tibetano do século XII, cantava maravilhosamente suas canções sobre a forma correta de meditar. Uma delas dizia que há mais projeções na mente que partículas de poeira em um raio de sol e que nem mesmo centenas de lanças podem pôr fim a isso. Portanto, como meditadores, também podem parar de lutar contra nossos pensamentos e perceber que honestidade e senso de humor são muito inspiradores e úteis contra ou a favor de algo. De qualquer forma, o objetivo não é tentar livrar-se dos pensamentos, mas ver sua verdadeira natureza. Ficaremos dando voltas inúteis com nossos pensamentos se acreditarmos em sua solidez. Na verdade, eles são como imagens de sonho. São como uma ilusão — não são tão sólidos assim. Como dizemos, são apenas pensamentos.”

Comentários colhidos do Facebook.