-->

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Do livro "Yoga ao Alcance de Todos" - Desmond Dunne - Editora Pensamento


Modificar os hábitos mentais de uma existência não é por certo tarefa fácil. a concentração é a única chave para abrir esta porta. Por sorte todos nós possuímos esta chave, embora se enferruje se for negligenciada. Sem dúvida é uma chave terrivelmente difícil de ser usada. Dia a você mesmo: "Eu farei isto"... e logo sua atenção oscila e você se encontrará fazendo outra coisa. Frequentemente não fazendo nada!
Concentração dinâmica é o nome que dei à técnica de meditação para modelar e afiar este formidável poder que se acha latente em todas as mentes. É dinâmica porque a concentração que desenvolvemos tem um impulso, energia e força de proporções incríveis. Com a concentração dinâmica você pode prender sua mente em qualquer tarefa, embora difícil e desagradável o bastante para levá-la a cabo com êxito.
A maioria das pessoas tenta melhorar sua concentração jungindo-a coisa de vulto. Exemplo típico são as resoluções de ano novo. Você resolve abandonar o fumo, as blasfêmias, os exageros. (...) Depois intervem os acontecimentos e você se esquece da resolução. A "vontade" ali estava, mas não o ingrediente mais importante: a concentração dinâmica. Tal concentração é unidirigida e sustida; unidirigida no sentido de que ela prende efetivamente a mente a uma só coisa num dado tempo e a mantém ali o tempo necessário para tornar essa coisa uma realidade.
Normalmente somos muito impressionáveis. Nossa atenção de lança daqui para alí na medida em que passamos de uma influência para outra. Praticando a fórmula da concentração dinâmica, você primeiro treinará sua mente a refrear a teimosia e as tendências dispersivas em relação a coisas simples. Segue-se portanto que você estará melhor equipado para cuidar de coisas maiores porque seu treinamento anterior terá tornado sua mente mais flexível e responsiva.

Este livro pode ser encontrado no formato pdf: http://www.orelhadelivro.com.br/livros/426006/yoga-ao-alcance-de-todos/