-->

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Caminho do Bodisatva escrito por Shantideva - Paciência


Capítulo VI

PACIÊNCIA

1. Boas obras reunidas ao longo de mil eras, tais como atos de generosidade ou oferendas aos budas - um único lampejo de raiva as destrói.

2. Não há mal algum que se iguale à raiva, nem prática espiritual que se compare à paciência. Imbua-se, portanto, de paciência - de todos os modos, com urgência, com zelo.

3. Aqueles que vivem atormentados pela dor da raiva jamais conhecerão paz de espírito. Alheios serão de todo prazer - o sono os abandona, nunca conseguem descansar.

4. Nobres senhores cheio de cólera serão atacados e mortos mesmo por aqueles que deles dependem para obter honrarias e bens materiais.

5. Apartados de amigos e parentes e evitados por aqueles que sua generosidade outrora atraiu, os homens raivosos não conhecem alegria abandonados que são por toda felicidade e paz.

6. Todos esses males são causados pela cólera, essa inimiga que semeia a nossa dor. Mas aqueles que pegam e esmagam a sua raiva encontram alegria nesta vida e em vidas futuras.

7. Receber na vida o que eu não quero e tudo o que obstrui o meu desejo - aí minha mente encontra combustível para a sua aflição; a raiva brota daí, oprimindo-me.

8. Portanto, destruirei por completo o sustento desta minha inimiga; minha adversária, cuja única intenção é causar-me dano e sofrimento.

9. Aconteça o que acontecer, nunca prejudicarei o ânimo e a alegria do meu espírito. O abatimento nunca traz o que eu quero; Minha virtude fica por ele distorcida e corrompida.

10. Se há remédio para o problema que sobre você se abate, que motivo há para o desânimo? Mas, se não há remédio para o seu problema, de que adianta você se entristecer?

11. Dor, humilhação, repreensão e insultos - não queremos essas coisas nem para nós mesmos, nem para aqueles que amamos. Para aqueles de quem não gostamos, é bem o contrário!

12. A causa da felicidade raramente aparece e muitas vezes são a semente do sofrimento! Mas, se eu experimentar a dor, nunca ansiarei por liberdade; portanto, ó minha mente, seja firme!

(O capítulo sobre a paciência é muito extenso. Tem 134 versos. Para os bons praticantes, aconselho a compra do livro no site http://makara.com.br/livros/2013/05/o-caminho-do-bodisatva/