-->

sábado, 16 de janeiro de 2010

Dez ideias para ser mais positivo.



1. Aproxime-se de pessoas positivas
2. Procure os lados positivos de quais quer notícias.
3. Leia livros e artigos que lhe ensinem algo útil e positivo.
4. Cuidados com seus próprios sentimentos negativos. Substitua-os por pensamentos de possibilidades positivas.
5. Faça um treinamento para transformar os problemas em desafios à sua criatividade.
6. Não se prenda em demasia ao passado.
7. Pense num futuro sempre melhor que o presente.
8. Procure vivenciar experiências positivas.
9. Mova-se rapidamente dos problemas para as oportunidades.
10. Enxergue eventuais derrotas como degraus da escala da vida.

Aproveite o Poder Mental das Palavras - Daniel Galilea



Este texto é antigo. Data de 05 de outubro de 2007. Achei nos meus guardados, pois, como sabem, estou em fase de revolver a casa e reformar tudo. Muito antes de "O Segredo" e da Neuroplasticidade já tinha gente falando da mudança das ideias, da mente e do cérebro mediante atitudes e reformulações de comportamentos.

"Para cada 'má' ideia que se forma na mente, existe 'boas' fórmulas verbais que a desativam. Isto acontece porque as palavras são muito mais que meros grupos de letras que tem um significado e fazem parte de um discurso: podem ser autênticas vacinas e antídotos para o negativismo psicológico e o consequente mal-estar emocional. Faça o teste: ao repetir a palavra 'paz' você ficará mais relaxado e se disser 'guerra' várias vezes estará nervoso. A razão é o fato de as palavras terem um efeito poderoso sobre as emoções - tanto que podem modificá-las. Uma das melhores ferramentas para neutralizar os pensamentos que causam mal-estar é elaborar e utilizar uma série de fórmulas neurolinguísticas ou 'frases antídoto", carregadas de emoções positivas e que ajudam a criar um ambiente bom. Os pensamentos negativos que tendem a gerar ódio, medo, desconfiança, raiva e outros sentimentos ruins podem ser eliminados porque se baseiam em programações mentais tóxicas registradas no cérebro em nossos primeiros anos de vida. 'Copiamos modelos, crenças, formas de olhar, opinar e sentir de pessoas que admiramos e imitamos na infância como pais, educadores e amigos', afirmou o psicoterapeuta José Maria Dória, diretor da Escola Transpersonal de España. http://www.escuelatranspersonal.com Os programas tóxicos são ativados de forma automática e reativa. Trata-se de uma associação no cérebro diante de um estímulo determinado e do qual sem sempre temos consciência - é como ver uma pessoa que nos lembra alguém com quem não nos damos bem ou um cachorro parecido com outro que nos mordeu. 'A ativação de um pensamento prejudicial traz uma interpretação negativa e depressiva do que está so nosso redor. Isso não nos deixa relaxar e faz com que não gostemos de nós mesmos', apontou o especialista. Ao mudar a idéia, há uma mudança de ação. Para conseguir se libertar dos pensamentos ruins que inundam a mente é preciso buscar as palavras ou conceitos que representem o oposto do pensamento negativo. Elas neutralizarão este efeito e ajudarão a desenvolver um novo programa mental no inconsciente. O processo de reprogramação consta de seis fases básicas:
1. Construa suas fases positivamente com base em afirmações e sem mencionar a ideia que quer neutralizar e também em tempo presente. O correto é 'tenho confiança na vida' em vez de 'não terei medo de nada'.
2. Repita várias vezes a fórmula inclusive diante de outras pessoas. embora você não acredite de início ou ouça de outros que fazer isso é uma loucura, uma bobagem ou uma pretensão desmesurada, verá como a nova idéia irá se instalando em sua mente.
3. Pronunce mentalmente ou em voz alta as frases selecionadas quando estiver sob ataque de determinados pensamentos concentrando-se no positivo e evitando que o negativo aja contra você.
4. Durante 40 dias escreva suas frases positivas a cada manhã. leve em conta que a linguagem cria a realidade e é uma enorme ferramenta para programar seu inconsciente que se modifica graças às repetições.
5.Ao longo de cada dia observe as ações que estejam de acordo com seus novos pensamentos e detecte os intomas às vezes sutis da mudança de conduta impulsionados por uma nova forma de usar a cabeça. Quem cultiva um sentimento colhe uma ação no mesmo sentido.
6. À noite, pergunte a si mesmo: 'Em que progredi hoje?' Tome consciência das três ou quatro ações destinadas a expressar os novos pensamentos que você está semeando e aproveite-os. Isto forma uma nova 'programação mental'.
A frase 'o que pensarão de mim' não resiste a outras como 'evito fazer suposições que são apenas projeção dos meus complexos e histórias pessoais. Deixem-nos pensarem o que quiserem. Faço coisas que são bem recebidas pelos outros. Sou único no Universo, diferente de todos os demais e, portanto, tenho que ser eu mesmo.' Outro exemplo é o pensamento 'e se me sair mal?' que pode ser destivado com a seguinte repetição: 'Cada obstáculo é uma forma de ajustar o rumo a fim de que a travessia seja um êxito. A cada momento vou enfrentando os problemas que surgem. Sigo adiante sem meparalisar ou desistir ante a possibilidade de algo ir mal. Quando chegar o momento da dificuldade, minha mente estará mais preparada e estarei em outra situação. O que hoje me parece impossível daqui a algum tempo não será mais'".