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sábado, 9 de janeiro de 2010

Lam Rim


Atisha Dipamkara
 
O Lam Rim (tibetano: lam "caminho", rim "estágios) é uma forma textual do budismo tibetano para mostrar o caminho completo para a iluminação como ensinado por Sidarta Gautama. Na história do budismo tibetano existem muitas versões diferentes do Lam Rim apresentadas por diferentes mestres das linhagens Nyingma, Kagyu e Gelug. A linhagem Sakya tem uma forma textual similar chamada Lam Dre. Entretanto, todas as versões do Lam Rim são baseadas em extensões do texto raiz de Atisha  Dipamkara (século VI), "Uma Lamparina para o Caminho". (...) Os budistas vajrayanas acreditam que os ensinamentos do Lam Rim são baseados nos sutras que o Buda ensinou perto da cidade de Radgir na Índia e que o Buda ensinou o sutra do caminho pequeno, do caminho médio e do longo caminho simultaneamente. Estes sutras de sabedoria foram dados por Maitreya e Asanga como um ponto inicial para seu trabalho enciclopédico, o Abhisamaya-alamkara (Ornamento das Claras Realizações) no qual enfatizam os significados ocultos dos sutras. Acredita-se que os significados ocultos dos sutras estão contidos em número e ordem de assuntos. O número e a ordem do assunto são vitais para quem quer colocar a filosofia em prática. Athisha Dipamkara tomou os números e as ordens  dos assuntos do Abhisamaya-alamkara como base para escrever o primeiro texto Lam Rim: "A Lamparina do Caminho" que, portanto, contém os pontos essenciais de todos os ensinamentos e tantras na ordem lógica para a prática."

Uma palavra. Muitos significados.

Essa¹: estrado que se ergue numa igreja para nele se colocar um cadáver enquanto se efetuam as cerimônias fúnebres; catafalco. Espécie de túmulo vazio erguido em um templo enquanto se sugraga a alma do defunto; cenotáfio.