-->

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Essencial Arte de Parar.


“Não adianta ocupar 100% do nosso tempo com coisas para fazer. Não faz sentido ficar o dia inteiro fazendo coisas. Estas coisas que fazemos têm que ter uma prioridade. As que não são importantes, as coisas desnecessárias, inúteis e fúteis, devem ser postergadas ou até mesmo, pela sua absoluta falta de objetivo, devem ser abandonadas, riscadas definitivamente de nossa agenda.
Existem pessoas que, frente a um determinado problema, resolvem que devem preencher a maior parte de seu tempo, trabalhando de manhã, de tarde e de noite. Existem profissionais, principalmente na área de saúde que, depois de trabalhar o dia todo, fazem plantão madrugada afora.
Isso não passa de uma fuga. Não é senão uma forma de se evitar olhar para dentro de si mesmo, de viver o problema e assim resolvê-lo ou, se não houver solução, aprender a conviver com ele.
As prioridades devem ser, antes de tudo, fazer aquilo que vai ajudar o outro em detrimento até mesmo de nós mesmos. Porém, observando através de uma lupa, veremos que, mesmo o que fazemos para ajudar o outro, tem uma conotação egoísta. Basta fazermos uma lista e observá-la com estes olhos. Ajudamos o outro de acordo com o nosso ponto de vista. Não nos colocamos no lugar dele. Muitas vezes até atrapalhamos, porque o outro não quer a nossa ajuda ou nem precisa. Fomos nós que, egoisticamente tomamos esta decisão. Isso é muito comum entre os pais e os filhos ou entre amigos de longa data.
Então, é hora de parar. É hora de olhar para dentro de nós sem fazer absolutamente nada. É hora de contemplar nossa mente, nossos pensamentos e sentimentos e ver o que deve ser mantido e o que deve ser descartado. Esta é a essencial arte de parar.”
http://www.acasadoebook.com/2009/04/download-essencial-arte-de-parar-dr.html

OM AH HUNG

"Ao repetir OM AH HUNG visualize que:
OM purifica o néctar de todas as imperfeições de cor, odor, sabor, etc.
AH faz com que ele aumente muitas vezes.
HUNG transforma-o em tudo que se pode desejar. Ele adquire a natureza do néctar imaculado (néctar - sânsc. AMRITA; lit. 'o imortal' tib. DUTSI que vence o demônio (bdud) da morte. É um símbolo de sabedoria. Imaculado (zag med) significa 'não maculado por emoções (negativas) de sabedoria primordial que se manifesta em nuvens que emanam e satisfazem todos os desejos possíveis."
As Palavras do Meu Professor Perfeito - Patrul Rinpoche - págs. 435/436.

"Then, as you repeat OM AH HUNG, visualize that the OM purifies the nectar of all imperfections of colour, smell, taste and so on; the AH makes it increase many times over; and the HUM transformes it into everything that could be wished for. It makes on the nature of imaculate nectar of primal wisdom, which manifests in clouds that billow out and satisfy all possible desires."
The Words of My Perfect Teacher - Patrul Rinpoche - page 299