-->

terça-feira, 12 de maio de 2009

O Cerne da Iniciação

No Budismo Vajrayana, quando se recebe a iniciação de uma deidade, o Mestre que outorga esta benção está, através do seu poder, purificando o nosso corpo ordinário, para que posteriormente, pela prática, a graça da deidade passe a agir em nós e a beneficiar outros seres. No entanto, a iniciação (Huang) é apenas o primeiro passo! A importância que hoje damos a uma iniciação, as vezes é puramente mítica, sem compreendermos realmente o significado de sermos "iniciados". Para que este processo se estabeleça é necessária a prática constante, e dois passos ainda são dados: A transmissão oral (Lung), e os ensinamentos (Chi-su) e explicações sobre a sadhana, onde são abordados aspectos complementares e didáticos para a compreensão da prática. Assim, completando as três etapas: Huang, (iniciação), Lung (transmissão oral) e Chi-su, (explicação), três aspectos complementares interagem, abrindo os canais do corpo, fala e mente. Durante este ensinamento, o Lama irá nos guiar pelos aspectos mais sutis do Bodisattva, revelando-nos através da sadhana um roteiro minucioso até a compreensão do mais precioso ensinamento.

As Trinta e Sete Práticas de um Bodhisattva

No Budismo Vajrayana, dentro das sadhanas, primeiramente se faz a prece de refugio, onde se atualiza, o voto de refúgio, que é o de estarmos fazendo a prática para o benefício de todos os seres. Pensar no sofrimento dos seres, como motivação primeira, estabelece a "bodichitta", ou "mente altruísta". A bodichitta é de fato, a condição necessária, para toda prática de meditação. Sem ela, a motivação, e a própria prática, passam a não ter sentido, e nenhuma transformação pode se operar. O desenvolvimento da bodhichita é essencial. Todos os Budas e Bodhisattvas atingiram a realização através de primeiro terem desenvolvido a bodhichita eles mesmos. Devido a realização do estágio de bodhisattva vir de se cultivar a bodhichita, nós precisamos seguir o mesmo sistema de desenvolver a bodhichitta em nós mesmos.Todos os Bodisattvas fizeram o voto de não passar para o Nirvana antes de liberar todos os seres do sofrimento do Samsara.Neste ensinamento inspirador o Lama, irá nos falar das trinta e sete práticas que definem a via de um Bodisattva, e os aspectos e qualidades que demonstram suas ações iluminadas, sendo um espelho orientador para todo praticante em sua vida cotidiana.

Demagogia

Começo a desconfiar que por trás de tanto alarde para essa tal de gripe suina tenha alguma coisa de maior porte acontecendo. Acabam de confirmar o que eu já sabia. No Jornal Nacional, os cientistas disseram que esta gripe é muito menos nociva e fatal que uma gripe comum. Um homem que não se vê o rosto, só a voz e que contraiu a gripe, disse que já teve gripes piores. Do que será que estão desviando nossa atenção? Algo mundial está para acontecer?

Jovem do RJ infectado diz que gripe suína foi 'fraca'

Qua, 13 Mai, 07h35

O jovem carioca de 21 anos que chegou de Cancún, no México, com gripe suína, deve ter alta hoje do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na zona norte do Rio. Em entrevista à TV Globo, ele contou ter ficado um pouco assustado ao receber a notícia de que estava com a doença, mas que foi uma gripe "relativamente fraca", em comparação com outras que ele já teve.
Um amigo e a mãe desse amigo, também confirmados como portadores do vírus da Influenza A(H1N1) continuam em tratamento, apesar de estarem sem febre e em bom estado de saúde. Um outro paciente, de 27 anos, que chegou dos Estados Unidos no dia 3, foi internado ontem à tarde com suspeita de estar com a gripe.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Incensos


Desde tempos remotos, os incensos são usados por diversas culturas e civilizações para agradar os deuses nos rituais, casamentos e encantamentos. Os incensos feitos de resinas naturais têm uso terapêutico no preparo de medicamentos e para espantar maus espíritos que podem causar perda energética quando a pessoa está com algum tipo de desordem. Sua função básica é expandir o campo energético espiritual da pessoa sintonizando-a com a energia solar que é a uma das cinco fontes que nos permite viver nesse planeta. Também são usados para alcançar o sagrado, depurar o corpo, limpar a alma abrindo seus canais psíquicos e alinhar seu conteúdo. É dito que lançam luz sobre o que está oculto e age sobre o inconsciente limpando a psicobiosfera local. Também se diz que promovem a sabedoria pessoal, melhora a concentração, purifica a energia pessoal e facilita a meditação.