-->

terça-feira, 18 de maio de 2010

Foi assim, Chicó!


Fantástico! Depois de postar uma coisa tão importante, me aparece um anúncio embaixo tipo "emagreça sei lá quantos quilos". Gente! Niungne não é um método de emagrecimento! Não façam isso sem a supervisão de um lama ou pessoa que tenha experiência e conhecimento.
Foi assim, Chicó!
Fui para o templo na sexta-feira e cheguei lá por volta das duas horas da tarde. Um calor! Ajudei a descascar e picar legumes. Nunca fiz tanto disso na minha vida. Comida prá vinte e cinco pessoas, muita gente ajudando. Minha mão ficou alaranjada do β-caroteno da cenoura.
O vôo do Maurian atrasou e ele só chegou às duas da madrugada. Mesmo assim, ninguém dormiu. Todo mundo esperou com um misto de paciência, alegria, expectativa e ansiedade. E, mesmo chegando neste horário, ele foi até nós e deu a iniciação. Gracinha! Depois, todo mundo "apagou"!
No sábado, a temperatura caiu drásticamente! Almoçamos fartamente ao meio-dia e pronto! Nada de comer nem beber. Depois, foi sem falar nenhuma única palavra!
Eu não senti nenhum desconforto como enjôo ou vômito que o Maurian mencionou que já aconteceu em outros retiros. A não ser o fato de já ter ido prá lá com uma gripe daquelas de nariz escorrendo e entupindo o tempo todo, tive muita dor de cabeça e dormi mal porque ficamos todos juntos no templo, cada um num colchonete ou em sacos de dormir. Muita gente roncou! Ai! Fazer o quê, né? Quem tá na chuva é prá se molhar!
Nada de perfumes. Banho, tudo bem, mas só. O voto de silêncio era engraçado, passar um pelo outro de cara fechada, séria, como se todo mundo estivesse de mal ou fossem estranhos. Quando pensava nisso, eu tinha que segurar o meu riso. Mas teve uma hora que o Luis ia passar e eu também aí um ia e o outro ia pro mesmo lado e nenhum dos dois passava e não seguramos. Rimos. Ele alto; eu pus a mão na boca. Como se adiantasse!
O domingo foi praticamente dormir e fazer prática. Na madrugada de domingo prá segunda, muita gente teve insônia, inclusive eu. E um frio daqueles de gelar os ossos! Bem que falaram prá gente se agasalhar melhor. Eu estava com todas as roupas que levei no meu corpo!
Só na segunda-feira de manhã é que acordamos para terminar. Devolvemos os votos e fomos tomar um desjejum bem gostoso: yogurt, canjica, café, torradas. Todo mundo irradiava uma felicidade indescritível.
Agora, vai falar prá quem não é budista que você pagou para não comer, não beber, não falar e ainda ficou horas sentado em lótus fazendo prática e recitando mantra, vai! Te internam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário