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terça-feira, 12 de maio de 2009

O Cerne da Iniciação

No Budismo Vajrayana, quando se recebe a iniciação de uma deidade, o Mestre que outorga esta benção está, através do seu poder, purificando o nosso corpo ordinário, para que posteriormente, pela prática, a graça da deidade passe a agir em nós e a beneficiar outros seres. No entanto, a iniciação (Huang) é apenas o primeiro passo! A importância que hoje damos a uma iniciação, as vezes é puramente mítica, sem compreendermos realmente o significado de sermos "iniciados". Para que este processo se estabeleça é necessária a prática constante, e dois passos ainda são dados: A transmissão oral (Lung), e os ensinamentos (Chi-su) e explicações sobre a sadhana, onde são abordados aspectos complementares e didáticos para a compreensão da prática. Assim, completando as três etapas: Huang, (iniciação), Lung (transmissão oral) e Chi-su, (explicação), três aspectos complementares interagem, abrindo os canais do corpo, fala e mente. Durante este ensinamento, o Lama irá nos guiar pelos aspectos mais sutis do Bodisattva, revelando-nos através da sadhana um roteiro minucioso até a compreensão do mais precioso ensinamento.

As Trinta e Sete Práticas de um Bodhisattva

No Budismo Vajrayana, dentro das sadhanas, primeiramente se faz a prece de refugio, onde se atualiza, o voto de refúgio, que é o de estarmos fazendo a prática para o benefício de todos os seres. Pensar no sofrimento dos seres, como motivação primeira, estabelece a "bodichitta", ou "mente altruísta". A bodichitta é de fato, a condição necessária, para toda prática de meditação. Sem ela, a motivação, e a própria prática, passam a não ter sentido, e nenhuma transformação pode se operar. O desenvolvimento da bodhichita é essencial. Todos os Budas e Bodhisattvas atingiram a realização através de primeiro terem desenvolvido a bodhichita eles mesmos. Devido a realização do estágio de bodhisattva vir de se cultivar a bodhichita, nós precisamos seguir o mesmo sistema de desenvolver a bodhichitta em nós mesmos.Todos os Bodisattvas fizeram o voto de não passar para o Nirvana antes de liberar todos os seres do sofrimento do Samsara.Neste ensinamento inspirador o Lama, irá nos falar das trinta e sete práticas que definem a via de um Bodisattva, e os aspectos e qualidades que demonstram suas ações iluminadas, sendo um espelho orientador para todo praticante em sua vida cotidiana.

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