
A filosofia de vida que sigo, que penso, que introjeto o tempo todo parece que está ali para me proteger de um sofrimento a mais, já que os sofrimentos são inevitáveis e inúmeros. Então, crio uma espécie de defesa e olho para o que tenho como se fosse perder tudo no segundo seguinte. E fico ali contemplando, olhando meu sentimento, velando meu organismo e suas reações, a respiração, os apertos abdominais, a garganta.
Nem sempre adianta. Às vezes, pequenas perdas nos pegam desprevenidos e a respiração muda, sai do controle e os apertos todos aparecem de repente.
Parece tolice de tão pequena e fútil a perda, mas hoje, a Terezinha que sempre cortou os cabelos meus e os da minha filha vai se aposentar e fechar seu salão que frequentamos, eu e minha filha e tantos outros clientes, há mais de vinte anos. E agora? Quem vai cortar meu cabelo à la Naomi Watts anos 20? (foto)
Voltei para casa estranha, triste, quase deprimida. Sentem-me e respirei. E conclui que é preciso muita prática, muito treino para sair do círculo do sofrimento. E ainda falta muito!
4 comentários:
Querida Pema
Qualquer mudança mexe por dentro.
O desapego é um exercício diário e quando pensamos que estamos dominando, vem a vida e nos mostra que não.
Que bom que vc teve a Terezinha por 20 anos tocando seus cabelos. Sinto que é uma pessoa especial. E vc foi merecedora do toque desse alguém.
Gosto muito do que vc escreveu no alto da sua foto: Esse agregado ilusório que o apego considera ser eu.
Ainda temos muito de ego para eliminar.
Mas acredito que o fato de termos consciência já é um passo, por pequeno que seja.
Sou grata
Alzira
Tem um selinho lá na "Era".
Bjinhos
Você encontrará outra,tenha certeza.Aconteceu comigo,igualzinho.Já encontrei outra que corta do mesmo jeito (o meu é mais curtinho..rs),e tem a mão que é uma beleza, o cabelo cresssceee...rs.bjs e um lindo dia pra você.paz!
histórias contrastantes. Esta e aquela ao lado sobre Geshe Kelsang Gyatso.
Um abraço!
Postar um comentário