-->

sábado, 27 de dezembro de 2008

Carta ao Papai Noel

Recebi um e-mail de uma amiga que me repassou. Repasso.

"Papai Noel, como é de costume, todo ano lhe escrevo para contar como foi o meu ano. Lembro-me deste ano de 2008 de uma forma muito peculiar No começo tudo era esperança e alegria, a Bolsa estava em alta, mas bem em alta 70.000 pontos, dinheiro não faltava para nada, todos estavam especulando como louco desvairados, compra e vende, vende e compra, realiza lucro aos montes, nesta louca ciranda financeira sem controle. Todos sabiam que era uma "Bolha", mas afinal de contas se até o meu vizinho estava investindo na bolsa, e ganhando, porque eu também não poderia fazer isso. Apareceram até uns adolescentes na televisão com cara de intelectual, se intitulando de novos milionários, teve até revista sobre isso, lembra? Nas empresas estavam recontratando até os "mais experientes", ou seja, quem tinha mais 50 anos para suprir as vagas em aberto no mercado de trabalho por todo o Brasil, pois tava faltando até gente no mercado de trabalho. O petróleo andava na casa dos US$ 142,00/barril, e a gasolina tava cara pra dedeu, mas e daí, eu podia pagar no cartão em 10 vezes mesmo, e daí? A soja era riqueza pura no campo, nunca se vendeu tanto carro, geladeira, fogão e televisão, a propósito 29 polegadas que nada, eu queria uma LCD tela plana, bem fininha, enorme, para deixar lá em casa, mas tinha que ter alta definição, a tal da HD, afinal eu queria ver as Olimpíadas lá da China. No campo da música internacional apareceu até uma cantora que o nome é difícil de dizer até hoje, uma tal de Amy nãosei dequeHouse...., que faz apologia a autodestruição e bebedeira, sem falar em outras coisas, vende tanto quanto se chapa, todos riem. Teve até pai atirando criança pela janela e namorado matando namorada por amor ou desamor, eu vi isso na televisão, aquela grande e bem fininha. Que começo e meio de ano incrível foi esse de 2008, comprar era a palavra de ordem, comprar, comprar e comprar, pagar depois agente vê como faz para pagar. No campo do meio ambiente, os ambientalistas estavam bem loucos, teríamos que descobrir ou até construir um outro planeta Terra para suprir as nossas necessidades, o planeta estava agonizando, aquecimento global, furacões, deslizamentos de terra, enchentes e coisas do gênero, ou seja, agitação total. Bom, daí chegou o setembro negro, a Bolsa Quebrou, a Bolha Estourou, e aquele Brasil que esperamos décadas para deixar de ser o Brasil do Futuro e ser o Brasil do Presente, ficou em alerta total. Os Americanos começaram a gritar, pedir dinheiro emprestado ao governo (isso era inacreditável), as casas deles foram sendo tomadas, os estrangeiros sendo expulsos aos pouco e silenciosamente, o pavor se abateu sobre todos e iniciou a tão chamada CRISE FINANCEIRA, reuniões para todos os lados, os Europeus botaram a mão no bolso para segurar o tranco e incrivelmente até os japoneses saíram da Fórmula 1 devido a Crise. Quebrou de tudo, banco, seguradora, fábrica de carro, fábrica, minas, siderúrgicas e as máquinas dos colonos foram tiradas deles, até o meu vizinho, aquele besta que acreditou nessa ilusão, "SI FU". Aqui no Brasil nem sentimos muito no começo, foi só pânico mesmo, pois só queríamos chegar no Natal bem, poder tomar a nossa "espumante" no ano novo, que tava tudo bem. O preço do Barril do Petróleo anda no final do ano, em US$ 37,00/barril, mas o preço da gasolina não caiu, continua o mesmo do começo do ano, e sabe porquê? Para dar lucro na Petrobrás, quase 12 bilhões em apenas um trimestre, tudo bem ela é nossa mesmo... Os Bancos até ganharam dinheiro do Governo para emprestar, coisa incrível, mas tinham a obrigação de emprestar e não é que não queriam emprestar para ninguém, queriam só para eles, o governo teve que mudar as regras e apontar uns dedos por aí, mas papai Noel, o que é CND? Sei que é coisa das empresas com dívidas, o que é? O Lula foi na TV mandar a gente gastar e continuar comprando. CRISE que crise. Devemos acreditar nele, afinal é o nosso gestor maior, sua popularidade é a maior de todos os outros que passaram por aqui nos últimos tempos, ele devia estar certo. Papai Noel do Céu... Daí começaram as demissões por todos as lados, demissão na Vale, no vale e se criou um vale, um buraco, um abismo, no meio do caminho que agente fechou os olhos para não ver o estouro, os grandes estão balançado e se caírem, o barulho é feio, os meus amigos, aqueles de mais de 50 anos, já tomaram um pé na bunda faz tempo, mão de obra qualificada que nada, salve-se quem puder, os mais novinhos só dizem que não sabem o que fazer para conseguir emprego, aliás 34.000, 80.000 e assim por diante são os números de desempregados em São Paulo, agora no final do ano. Tem carro empilhado nas montadoras e até em pista de pouso de avião, aguardando comprador, eu vi isso na minha televisão de LCD, aquela desgraçada e bem fininha, que eu tenho que pagar mais 18 prestações caríssimas? Os juros não caíram e ao mesmo tempo o IPI dos carros foi suspenso, isso não parece meio contraditório? O Lula foi TV e disse diferente agora,... Continuem comprando, mas não esqueçam de pagar as contas... Que coisa mais estranha, porque haveríamos de fazer isso, não é? Cinco minutos depois a Fátima disse que a população brasileira está endividada até não poder mais, tem gente querendo devolver os carros, porque compraram no impulso e agora estão com medo de não poder pagar, inacreditável, como sabe esse nosso Gestor. Papai Noel, agora a pouco o Lula disse que não era para os empresários demitirem seus funcionários, mas se eles não tem trabalho como poderão manter os empregos? Papai Noel, acharam o culpado dessa CRISE e ele está lá nos Estados Unidos, nem sei o nome dele. Papai Noel, esse cara não merece presente de forma nenhuma. Disseram que ele fez uma tal de Corrente Financeira e bagunçou 50 bilhões de dólares pelo mundo afora, era um tal que trabalhava na NASDAQ. O que é isso? Agora aparece na TV de boné na cabeça para esconder a cara e anda até tomando uns tapas e empurrões, eu vi, sabe aonde? Claro lá na TV LCD HD de 32 pol. que eu comprei em 24 prestações lá na loja, que tá fazendo propaganda de monte na TV. Papai Noel, é por isso que eu lhe escrevo... Me ajuda a manter o meu emprego, pois eu tenho que continuar a botar gasolina no meu corcel velho, a prestação mesmo, no cartão, já que não deu tempo de eu comprar um popular zerinho em 72 meses, como fez o besta do meu vizinho. Tenho ainda que pagar as prestações da minha televisão de LCD HD de 32 pol., ainda faltam 18 prestações e se eu perder o meu emprego, como vou pagar os meus cartões de crédito, aqueles com juros absurdos, que eu aceitei em usar e eu não quero ir para o SPC SERASA, imaginem o que vão dizer de mim, imagina o que o meu vizinho vai falar. Mas se mesmo assim, eu não conseguir segurar o meu emprego, pelo menos diz para o Lula aumentar o tempo do seguro desemprego, até esta crise terminar, por uns 18 meses já tá bom. Vou ter que terminar por aqui porque a LanHouse está fechando, até o ano que vem. Feliz 2009. Do seu querido menino, Zé Povo Brasileiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário