-->

sábado, 17 de abril de 2010

Os Oito Dharmas Mundanos

Dzongsar Khyentse Norbu Rinpoche

"No caminho Mahayanna foram ordenados oito tipos diferentes de armadilhas nas quais se pode cair e, mesmo se você cair em uma você já estará bastante enfraquecido. É claro, sem mencionar se você cair nas oito. Aí, você se torna realmente fraco. Estas oito armadilhas são bastante simples. Aqueles que não vão ficar aqui o resto dos dias deveriam anotar, escrever, porque é uma coisa muito boa para se pensar. Não há uma ordem, OK? A primeira – e eu digo isso porque é uma das armadilhas em que eu sempre caio – é querer ser elogiado. A segunda, não ser criticado. A terceira, querer ser feliz. A quarta, não querer ser infeliz. A quinta, querer ganhar. A sexta, não querer perder. A sétima, ter muita atenção e a oitava, não querer ser ignorado. Eu realmente quero que vocês contemplem estas armadilhas e que observem quantas vezes caímos nelas a cada dia, cada hora. Os mestres estavam tão certos! Elas realmente te deixam fraco. Como se você quisesse alguma coisa desse homem [1]. OK! Não precisa de muito! Vocês só têm que me elogiar e pronto. Eu já vou dando tudo! Vocês devem contemplar realmente em vocês, quero dizer, quantas vezes me sinto feliz quando alguém diz: - Puxa, você parece muito mais novo do que é! – Nós valorizamos tanto o elogio e a crítica e tudo o mais e ficamos fracos. E quanto mais elogios recebemos, mais queremos. E, vocês já sabem, mesmo depois de um monte de elogios, um pouquinho de crítica no meio pode arrasar você e te deixar insone por várias semanas. Agora, se vocês realmente analisarem estas qualidades mundanas, os dharmas mundanos como o elogio e a crítica, eles não têm nenhuma essência. Muitas vezes o elogio que recebemos dos outros geralmente é cheio de contradições. E muitas vezes, o elogio que ouvimos de outra pessoa sempre vem com uma etiqueta de preço muito alto. Não vou passar por todas as armadilhas, mas é alguma coisa bastante fácil de contemplar e só contemplar sobre estas oito armadilhas realmente te deixa forte. Vocês sabem, eu não estou dizendo que, de agora em diante, repentinamente, se ouvirem um elogio ou uma crítica vocês devem tampar os ouvidos. É como o exemplo da gravata. Vocês têm que viver neste mundo, têm que falar com as pessoas, socializar. Vocês estão destinados a passar por estas oito armadilhas."


[1] O próprio Dzongzar

Nenhum comentário:

Postar um comentário