-->

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Reincarnação (yangsi) de Chagdud Tulku Rinpoche!


Querida sangha! É com grande alegria que comunicamos que Jigme Tromge Rinpoche, durante as comemorações do Losar, anunciou o reconhecimento do tulku de Chagdud Rinpoche. Informamos que, até nova comunicação, passaremos a fazer a prece de longa vida escrita por Jigme Rinpoche, no lugar da prece de pronto renascimento.

Clique aqui
para baixar a prece em formato PDF e mais informações.

Prece para a longa vida do yangsi de Chagdud Tulku Rinpoche

TCHI ME KU NYE PE MA SAM BA UA

TSA SUM RAB DJAM TCHEN TSE NÜ PA YI

GAR DJI UANG TCHUG TCHOG GUI TRUL PE KU

KU TSE TEN TCHING DZE TRIN TAR TCHIN SHOG

Padmasambava, que alcançou o kaya da imortalidade: por meio do conhecimento, do amor e do poder da assembléia infinita das Três Raízes, que a emanação suprema do poderoso Senhor da Dança tenha uma vida estável e leve suas atividades iluminadas à perfeita consumação.

Na ocasião auspiciosa do Losar do ano do tigre de metal, Jigme Tromge Rinpoche fez pequenas modificações na prece de longa vida de Chagdud Rinpoche (1930-2002), escrita por S.S. Dilgo Khyentse, adaptando-a para o yangsi de Chagdud Rinpoche.

4 comentários:

Paulo Stekel disse...

Pema, o termo yangsi não significa exatamente "reencarnação" porque o budismo não tem essa noção, muito utilizada no Ocidente. Se fala mais corretamente em "renascimento", como esclarece o Dalai Lama em seus livros. Na ideia de renascimento não há um espírito que "reencarna", como na noção de reencarnação. Nada "entra" num corpo. A tradução adequada para yangsi é "emanação de corpo". A mente do mestre é emanada em um corpo e não encarnada num corpo. É importante esclarecer esses conceitos para as pessoas não pensarem que a noção budista de renascimento é igual a visão espiritualista e espírita de reencarnação. Tashi delek!

Paulo Stekel (Pema Dorje)

Padma Lodrön disse...

Paulo, foi assim que recebemos a mensagem de Khandro-la e foi assim que a postei. Por sua vez Khandro a recebeu de Jigme Rinpoche, filho de Chagdud Rinpoche. Eu não acho importante se fixar no significado de simples palavras, desenhos no papel, conceitos. Nem de uma religião para outra. Ele voltou e pronto! Estamos felizes! Isso é o que importa! Tashi delek!

e. disse...

dizemos " reencarnacao" para os tulku, como eh o caso. e renascimento para os demais seres com menor grau de realizacao.

Osvanil Oliveira disse...

Alguns ate comentam que a linhagem dos tulkus acabou nrste seculo e os chineses dominaram tudo eis as chinatown!!!

Postar um comentário