-->
Mostrando postagens com marcador jardim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jardim. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Acabou-se o jardim...


Atrás de mim já não tem mais nada!

Acabou-se o jardim. Ou quase. O marido e os filhos arrancaram verdadeiras árvores da jardineira. A cheflera tinha uma raiz que "caminhou" fazendo até a curva da jardineira lá trás no fundo da foto! Impressionante! E o estrago? Trincas por todo lado que foram devidamente calafetadas e já testadas com as chuvas, tempestade e temporais desse fim de ano. Salvamos o jasmim para um vaso bem grande e uma pitangueira também. A outra pitangueira vai para o lote do nosso vizinho. Ele adorou! Ela deve ter sido obra de passarinhos e morcegos porque eu só plantei uma! A terra estava literalmente morta! Nem uma minhoquinha para contar a estória. Vai pro vizinho também que quer segurar um muro que a chuva quase levou. Só ficamos um pouco devassados porque as plantas nos escondiam dos prédios, mas... paciência. Vamos comprar muitos vasos com rodízios embaixo e "passear" com as plantas pelo terraço!

Conselho meu: quem tem terraço no apartamento nunca, jamais, em tempo algum construa uma jardineira. Plante tudo o que quiserem em vasos porque raiz e água tem uma força sutil, sorrateira, traiçoeira que, quando nos damos conta, o estrago está feito: adeus impermeabilização e como vai dona goteira!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Remendando

Espadinhas de São Jorge

Jasmim-estrela
Dinheiro-em-penca
As frutinhas da Cheflera
Até que enfim, uma noite com chuva, mas sem goteiras! Eu, o marido e os filhos - com exceção de um que arranjou uma menina que "só qué, só pensa em namorá" e vai levar uma bronca por não ter vindo ajudar - tiramos a terra da jardineira do terraço, separamos as plantas mais importantes para colocar em vasos e já marcamos com tinta branca onde estão os pontos de infiltração, tanto na jardineira quanto no piso. Ficou parecendo cena do crime!
Uma cheflera (scheffera arboricula) que eu ganhei num sorteio de um encontro de decoradores, já tinha sido podada até em baixo porque virou mesmo uma árvore! A danada tinha um tronco de cerca de 18 centímetros de diâmetro e formou uma raiz tão grande e longa, com cerca de seis centímetros de diâmetro, que fez a curva da jardineira! Quem sentiu falta foram os morceguinhos que comiam as frutinhas dela! Simplesmente sumiram, tadinhos!
Salvamos o boldo-do-chile (peumus boldus), a pitangueira, a camélia branca, a mirra (do hebraico maror ou murr que significa amargo e tem propriedades antisépticas), o jasmim-estrela (jasminum nitidum), o dinheiro-em-penca (callisia reppens) e mais um monte de plantas de forração como as espadinhas-de-são jorge (sansevieria trifasciata) que já enfeita caldeirõezinhos antigos na minha sala.
Foi uma bagunça e tanto, mas também uma excelente terapia! Vamos remendando devagarzinho.
Domingo que vem tem mais porque é o único dia em que ninguém trabalha, mas carrega pedra! Digo, terra!